Pastor, é certo orarmos pelos nossos animais de estimação?

animais de estimação

     Durante o tempo de ministério é possível fazer uma coletânea de perguntas feitas pelos crentes e também não crentes! Algumas delas são perguntas sem “pé nem cabeça”, como diz o ditado. Outas, são ótimas perguntas, que exigem uma reposta no mesmo nível, ou seja, uma boa resposta.

     Sobre as perguntas boas, quero mencionar uma, feita por uma senhora lá de Minas, no tempo que eu ainda era evangelista na cidade de Vazante – MG. Fui visitá-la numa tarde, na qual conversávamos sobre as Escrituras, então ela me disse: “Edson, é certo orarmos pelos nossos animais de estimação?”

     Naquele momento senti-me um pouco perdido, pois nunca tinha pensado naquela pergunta, nem tinha bagagem suficiente para poder respondê-la com simplicidade e profundidade, então,  dei uma resposta um pouco que insegura:  Dona Neide, não é errado orarmos pelos nossos animais!!! Como base bíblica usei o texto de provérbios, que diz: O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel (Provérbios 12.10).”

     É interessante, mas a pergunta feita pela dona Neide nunca saiu da minha cabeça, minha memória sempre teima em rememorá-la, mais ainda, fez-me aprender a pensar sobre a dimensão das nossas orações! Oramos só por pessoas ou devemos orar pelos animais? Qual é a dimensão do meu amor? Amo apenas pessoas ou posso amar e orar pelos animais? Deus atende uma oração feita pela vida de um  animal?

     Hoje, já não sou mais um evangelista, estudei, mas ainda continuo aprendendo e crescendo, ouvindo perguntas, refletindo em respostas, as quais me fazem crescer! Entretanto, gostaria de mencionar outras razões que fundamentam que orar pelos animais não está errado, todavia, é certo que a resposta ainda é incompleta, mas o objetivo é pensarmos:

     1 – Os animais fazem parte da criação, pois Deus é Senhor criador de todas as coisas, inclusive dos animais. Não há na terra absolutamente nenhum animal que “não”  pertença ao Senhor! Tudo foi criado por Ele e para Ele, então porquê não orar por eles? (Atos 14.15 – Colossenses 1.16 – João 1.3).

     2 – Além de criador, o Senhor é governador de todos os animais! A Bíblia está repleta de exemplos do governo do Senhor sobre a vida dos animais. Tais exemplos são extraordinários, pois a soberania de Deus alcança pequenos e grandes animais. Então, se Deus governa todos os animais, porquê não orarmos por Eles diante de Deus? ( Jonas 1.17 – Jonas 4.7 – I Reis 17.1-7).

     3 – Além de criador e governador, Deus é preservador da vida de todos os animais! A Bíblia apresenta-nos a terceira pessoa da trindade, o Espírito Santo dando  vida a todos eles! Então, se Deus é quem cuida da vida de todos os animais, porquê não devemos orar por eles? (Salmo 104.24-30).

     Com certeza podemos encontrar outras razões e fundamentações bíblicas para a pergunta, mas por enquanto, ficaremos por aqui! Todavia, gostaria de alertar que o maior alvo do amor de Deus não são os animais, mas sim os homens (João 3.16). Podemos sim amar e orar pelos animais, mas jamais amá-los mais do que o nosso Deus e o nosso próximo ( Mateus 22.34-40). Que tipo de amor teríamos quando nos preocupamos em demasia com nossos animais, mas não lembramos das vítimas de Xanxerê – SC ou do Nepal? Deus nos livre de um amor assim…

     Pr. Edson do Prado Padilha

Categorias: Reflexões | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Pastor, é certo orarmos pelos nossos animais de estimação?

  1. Cara Waldyane! Você leu o post direitinho? Afirmei que podemos sim orar por animais, pois toda a criação é do Senhor, foi Ele quem a fez, é Ele quem sustenta a criação! Basta dar uma olhadinha no Salmo 104. Também observar o que diz em Mateus 10.28 e outros tantos textos! A irmã já leu Eclesiastes completo? Já viu o contexto? Há semelhanças sim nos homens e animais, mas essas semelhanças são bem limitadas! O que Eclesiastes diz é que morre o homem, morrem os animais, mas há gigantescas diferenças entre os homens e animais que não podemos esquecer. Tipo: Nenhum animal foi criado a semelhança de Deus, nenhum animal tem alma, nenhum animal é salvo…É importante que a irmã leia todo o Eclesiastes! Um abraço.

Deixe seu comentário ou sua pergunta / resposta

Blog no WordPress.com.