Pastor, podemos orar pelos nossos animais de estimação? (II)

cachorro mostrando a língua

       Pastor, podemos orar pelos nossos animais de estimação? Parece uma pergunta que não gera tanto interesse, que não preocupa ninguém! Todavia, para minha grande surpresa, muitas pessoas tem a preocupação em estarem “pecando” por orar pelos seus animaizinhos.

       Certo tempo atrás eu escrevi uma pequena reflexão sobre o assunto, e para espanto, a reflexão tornou-se a mais visitada de todas as publicações do blog, todos os dias existem muitas pessoas preocupadas em estarem erradas por orarem pelos seus animaizinhos, inclusive você, que talvez esteja lendo esta reflexão justamente por estar preocupado se é correto orar. Na primeira publicação, escrevi que não é pecado orar pelos nossos bichinhos, confira:  ( https://ipbicara.wordpress.com/2015/04/29/pastor-e-certo-orar-pelos-nossos-animais-de-estimacao/ ). Imaginem que o nosso cachorrinho ou gatinho ficaram  doentes, podemos orar para que Deus olhe por eles? Sim, claro, Deus é soberano sobre todas as coisas, podendo ouvir e abençoar, dando cura para os bichinhos. No livro de Jonas, vemos Deus ordenando um “grande” peixe, para que tragasse Jonas, porém, o mesmo Deus ordena um “pequeno” verme para que ferisse uma planta (Jonas 1,17 – 4.7).O livro do profeta Jonas ensina claramente que Deus governa o grande peixe, assim como o pequeno verme, então seria errado orar a Deus que a todos os bichinhos governa? Não é errado!

       Depois que escrevi a reflexão, fiquei preocupado, pois existem muitas questões sobre animais, que precisamos pensar! Um exemplo claro da minha preocupação é que uma pessoa pode amar um bichinho como uma forma de fuga do verdadeiro amor! Ela pode preocupar-se em orar pelo cachorrinho, mas nunca preocupar-se em orar pelo seu próximo. Agindo desta forma, ela está pecando, não em orar pelo bichinho, mas por não cumprir os mandamentos do Senhor da Bíblia, pois precisamos aprender a amar a Deus acima de qualquer coisa e ao nosso próximo como a nós mesmos ( Mateus 22.36-40). Já faz um tempo em que assisti uma reportagem em que  uma mulher morreu e deixou uma herança de milhões de dólares para a sua cachorrinha! Que amor é esse? Um amor egoísta que não consegue amar a Deus, muito menos o próximo, todavia a pessoa engana-se, pensando que ama, por ter sentimentos pelo bichinho de estimação. Esse, não é o verdadeiro amor que a Bíblia nos ensina…

       Uma pessoa também pode orar pelos seus bichinhos, mas com motivos errados! Um bom exemplo é orar a Deus para que o Senhor perdoe os “pecados” dos nossos bichinhos. Nosso cachorrinho mordeu alguém, e lá vamos nós orar a Deus pelo perdão do “pecado” do cachorrinho… Essa é uma oração sem entendimento, pois quando Adão e Eva pecaram, todos os “homens” se tornaram pecadores, não os bichinhos (Romanos 5.12). Em nenhum lugar das Escrituras, vemos  a menção de que os animais pecaram, mas a Bíblia dirige sua mensagem aos “homens”. Não há nenhuma citação bíblica em que encontramos Deus perdoando “animais”, mas sim, homens!

       Uma pessoa também pode orar para que Deus salve um animal, outra oração sem entendimento, pois as Escrituras não mencionam que os animais precisam de salvação, mas os homens precisam de salvação! Talvez os desenhos animados façam as pessoas compreenderem erroneamente, pois nos desenhos vemos os animais subindo aos céus e até mesmo indo para o inferno. Entretanto, a Bíblia nada menciona a respeito disso, é apenas invenção de homens que não conhecem a Bíblia.

       Há tantos outros aspectos que poderíamos escrever, mas a reflexão tornaria-se muito longa, por esta razão, deixo meu e-mail para que possa perguntar mais a respeito do assunto, será um prazer poder responder conforme a Bíblia diz ( pradinho_07@hotmail.com).

E.P.P

Anúncios
Categorias: Confira | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe seu comentário ou sua pergunta / resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.