Venha para a nossa igreja, aqui massagearemos o seu ego!

massagem

 

       Imaginem passar pela frente de uma igreja e ler na placa “venha para a nossa igreja, aqui massagearemos o seu ego“. Seria um grande absurdo e calúnia contra algumas “igrejas” ou uma clara e assustadora realidade dos nossos dias? Talvez você jamais lerá na placa, tal anúncio, mas se conferir os ensinos ministrados nos púlpitos à luz da Bíblia ( Atos  17.11), verá que lamentavelmente crescem o número das “igrejas” que estão se especializando em massagear seus  “clientes”, pois os clientes precisam voltar para a casa, sentindo-se melhores, relaxados e desejando voltar, não “ofendidos” por uma mensagem que faz o ego diminuir e a glória de Deus crescer ( João 3.30). Podemos chamar tal comportamento de “teologia do ego“.

       Quais seriam as razões para que a “teologia do ego” cresça? São várias, mas, uma chama bastante  a atenção! Vivemos em  “tempos modernos”, tempos de grandes mudanças, tempos em que as pessoas sentem-se confortadas cada dia mais. As coisas são produzidas para que nós possamos descansar e não tenhamos nenhum incômodo, apenas possamos deitar e relaxar, não sendo incomodados. Vamos pensar em alguns exemplos: Quem levanta para mudar de canal várias vezes? Quase ninguém mais, pois o controle remoto foi inventado para que não tenhamos mais incômodo, nem trabalho. Quem desce ao rio para lavar roupas na pedra, batendo as roupas  contra as pedras? Quase ninguém mais! Hoje,  as pessoas colocam a roupa na máquina de lavar, apertam um botão e esperam para estender as roupas, simples assim. Então quem quer uma teologia que “incomode“, que “ofenda” o ser humano, que “tire-o” do seu conforto, que lhe dê “trabalho”?

       A teologia do ego diz ” Deus tem o melhor para você”! E a Bíblia, o que diz? Biblicamente, as Escrituras ensinam que todos nós éramos por natureza filhos da ira (Efésios 2.3). E o que deveríamos receber de Deus, o melhor? Não, as Escrituras mostram claramente que deveríamos receber a  ira final, o “inferno”, cálice da ira de Deus; sem mistura, puro ( João 3.36 – Apocalipse 14.9-12). A Bíblia também ensina que o salário do pecado é a morte, em sentido duplo, morte física e condenação eterna (morte eterna), no inferno ( Romanos 6.23 – João 5.24). Qual é a mensagem que massageia mais? Qual é a mensagem que agrada mais os ouvidos?

       A teologia do ego diz “abra 0 seu coração, aceite a Jesus, Ele quer te receber e te salvar“. Por esta teologia, os homens são ensinados que a decisão da salvação é nossa, o famoso livre-arbítrio! E a Bíblia, o que diz? As Escrituras ensinam que somos mortos espiritualmente (Efésios 2.1 – 2.5). E qual decisão um morto pode tomar, por menor que seja? Jesus nos ensinou que a decisão não cabe ao homem, mas é uma ação de Deus, para que possamos ir até Ele ( João 6.44). As Sagradas Escrituras ensinam que o homem não pode caminhar em direção a Deus (Romanos 3.11), não pode aceitar, nem entender Deus, sem a ajuda do próprio Deus ( João 6.45 e João 16.8 – 16.13). E por qual razão Deus é o único autor da salvação?  Para que nenhum homem bata no peito e ache que tem capacidade para  ajudar Deus, com uma vírgula sequer na salvação (  Efésios 2.8,9). Toda a glória pertence ao Senhor (SOLI DEO GLORIA), entretanto, qual mensagem massageia mais o ego do homem? Quem precisa que quem? Deus aos homens ou os homens a Deus?

       A teologia do ego diz ” Deus quer salvar todo mundo, pois ele é amor“. Sim, Ele é amor, (I João 4.8), mas também é “vingador” ( Hebreus 10.30.31), é fogo consumidor ( Hebreus 12.29). É Deus que não quer demonstrar apenas amor através da salvação, mas é Deus que quer demonstrar sua ira, quer manifestar ira, condenando aqueles que Ele mesmo escolheu para a condenação eterna! Não concorda? Então dê uma lidinha em Romanos 9.20-22. Por que Paulo diz que há vasos preparados para a “perdição“? Isso ofende nosso senso de justiça? Claro que sim, pois não queremos aceitar que Deus faça isso, achamos injusto, não é? Qual foi a resposta de Paulo para tal questionamento (Romanos 9.15)? Mas qual mensagem massageia mais nosso ego? Qual mensagem nos faz temer e tremer diante de Deus? Qual mensagem diminui-nos e engrandece a soberania de Deus?

       Há tantos outros ensinos que massageiam o ego humano, mas os citados são suficientes para que possamos refletir que a “teologia do ego” é uma realidade, pois pregação que não ofende o homem, que não diminui o homem e engrandece a Deus, não pode ser uma pregação verdadeira, pois Deus tem compromisso com a sua própria glória e não com a glória humana.

” Por amor de mim, por amor de mim, é que faço isso; porque como seria profanado o meu nome?

A minha glória, não a dou a outrem.”

(Isaías 48.11)

E.P.P

 

 

 

 

Anúncios
Categorias: Confira | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe seu comentário ou sua pergunta / resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.