O apóstolo Paulo não era inspirado por Deus?

apóstolo paulo 7

 

       Quanto mais os anos passam no ministério, mais histórias temos para contar! Algumas boas, outras más…Algumas que nos trouxeram riso, outras choro e lamento. Quero relembrar de uma boa história, a história de um “fanfarrão”, um sujeito boa praça, conversador, comunicativo e HEREGE.

       Tal sujeito,  apareceu em nossa pequena igreja, certo dia, até ai tudo bem, pois foi bem recebido e bem tratado. O grande problema é que no final do culto, o mesmo procurou um dos membros da igreja e começou a dizer que o “apóstolo Paulo não era inspirado”, pois o sermão daquele dia havia sido feito com base numa das cartas de Paulo. O tal indivíduo fez forte tentativa para disseminar na cabeça alheia as suas bobagens, produto de uma imaginação delirante e herege. O membro da igreja, anotou as posições do sujeito e procurou-me preocupado, pois achou extremamente perigosa a atitude do citado indivíduo. Não sei se o tal homem das heresias foi tocado por Deus e teve um arrependimento e mudança de pensamentos, mas se não foi, continua a ser um herege que precisa ser combatido com unhas e dentes, pois heresias como essa são como ferrugem que corroem e destroem a igreja de Cristo. Imaginem que pela posição deste senhor, 13 cartas do Novo Testamento não são inspiradas. O grande problema para este homem é que ele não concorda com as doutrinas da graça, achando que Paulo inventou tais doutrinas.Vamos pensar em alguns dos ensinos de Paulo, comparados com o restante das Escrituras!

Paulo ensinava que nenhum homem busca a Deus ( Romanos 3.11).

       Tal ensino seria um delírio do apóstolo Paulo? Uma invenção de uma cabeça não inspirada? Um bom estudante da carta aos Romanos perceberá que Paulo cita direta e indiretamente as ações de “Adão e Eva” para fundamentar sua teologia na queda dos nossos primeiros pais ( Romanos 3.9 – 5.12). Lembrando do primeiro casal, precisamos lembrar qual foi a atitude deles depois que pecaram, pois procuraram a Deus? Foram pedir perdão pelo que fizeram? Estavam arrependidos quando Deus os inquiriu? É claro que não, basta lermos Gênesis 3. Entretanto, Romanos 3.11 não é um versículo novo, um produto da cabeça de Paulo, o apóstolo faz questão de mencionar textos do Velho Testamento, justamente para impedir que alguém achasse que ele estava inventando um novo ensino, diferente do restante das Escrituras Sagradas. Caro leitor, veja que no texto de Romanos 3.9-18, Paulo cita vários textos do VT, e não um novo ensino (confira Salmos 14.1-3; 53.1-3; 5.9; 140.3; 10.7 – Isaías 59.7,8 e Salmo 36.1). É impressionante que as pessoas não percebem ou se negam a perceber que Paulo fundamentou sua teologia nos textos do Velho Testamento. Não posso deixar de comparar o ensino de Paulo com o ensino do nosso Senhor Jesus, vejamos o que o Emanuel disse em João 6.44:

Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei

no último dia (João 6.44, conferir também 6.37 e 6.65).

       Por que nosso Senhor disse que “NINGUÉM” pode ir até Ele se o Pai não o trouxer? Por que nosso Senhor não disse que algumas pessoas iriam até ele por conta própria? Por que o Pai precisa agir para que as pessoas possam ir até o Filho? Por acaso a resposta não é exatamente porque nenhum homem busca Deus? Não seria o ensino que todos nós repetimos a atitude dos nossos primeiros pais, escondendo-se por entre as árvores do jardim?

Paulo ensinava que a salvação não depende do homem, mas unicamente

da misericórdia de Deus ( Romanos 9.16).

       Paulo não estaria inspirado quando ensinou tal doutrina? Para alguns sim, como o homem citado no início do texto. Assustador é que não estou falando somente de uma pessoa, pois existem muitas outras que pensam da mesma forma, até mesmo pastores disfarçados, pois não creem na inspiração de toda a Escritura Sagrada (II Timóteo 3.14-17). Tais pessoas escolhem o que querem crer e como querem crer, o que não gostam, simplesmente dizem que não concordam ou até mesmo citam a aberração de achar que Paulo não era inspirado por Deus. Impressionante é que mais uma vez o apóstolo faz questão de mostrar que o ensino dele não era um novo produto de uma mente febril, mas estava simplesmente relembrando o que as Escrituras já afirmavam, mas que fora distorcido pelos ensinadores judaicos. Em Romanos 9, o capítulo mais terrível da Bíblia, o apóstolo cita vários textos do Velho Testamento para mostrar que a salvação não depende de quem quer ou de quer corre, mas de Deus usar a sua misericórdia, em especial lembro a citação que Paulo faz de Moisés em Êxodo 33.19, eis o que diz o livro da saída:

Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do Senhor;

terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.

(Êxodo 33.19 )

       Moisés também inventou uma doutrina quando escreveu que Deus tem misericórdia que quem Ele quer? Lembremos que Paulo cita Moisés para fundamentar seu ensino. Paulo chega a citar Faraó, lembrando que Deus endureceu o coração de Faraó, que não dependeu do homem para abrir ou endurecer o coração ( Romanos 9.17 – Êxodo 9.16), mas a salvação depende exclusivamente da misericórdia de Deus, absolutamente nada mais.

     Qualquer doutrina do apóstolo Paulo pode ser encontrada no Velho Testamento e em todo o restante das Escrituras, pois as Escrituras foram completamente inspiradas por Deus, as mentes delirantes é que não foram, as mentes que se levantam contra a autoridade da Bíblia. Graças a Deus, o tal sujeito não frequenta a nossa pequena igreja, pois hereges, precisam estar longe da igreja de Cristo que neles se manifeste o espírito do anticristo (II João 2.18,19).  SOLI DEO GLORIA.

( E.P.P – 08/01/2016)

Anúncios
Categorias: Confira | Tags: , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe seu comentário ou sua pergunta / resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.