As limitações de Ashbel G. Simonton – Um ano no Brasil!

    Fazer missões é como estar numa grande escola! Escola que ensina constantemente, ensina principalmente sobre as  limitações humanas, revela as fraquezas dos missionários, mas principalmente ensina a grandeza de Deus em nos usar, mesmo diante de tantas limitações e fraquezas. As missões nos tornam pequenos, mas engrandecem a Deus! A seguir temos um exemplo disso, o escrito de Simonton em seu diário, após um ano de trabalho no Brasil, ele escreve:

   13 de Agosto de 1860.

    Ontem foi aniversário de minha chegada ao Brasil. Faz um ano que sou missionário. Isso me faz pensar, olhar para trás, e verificar o que fiz nesse ano. Não consigo ver nada muito lisonjeiro. Estive só me preparando, e bastante devagar. Apesar da maior parte de meu tempo ter sido dedicado a aprender a língua, estou envergonhado do pouco progresso que fiz. Consigo entender o português, mas meu uso da língua ainda é muito limitado. Sinto agora que preciso me colocar logo em constante contato com os que falam essa língua, para dominá-la. Mas a razão maior para me envergonhar é o pouco progresso que fiz no conhecimento de Cristo, meu Mestre. Sei que o sucesso de meu trabalho depende de aperfeiçoar esse conhecimento. O mais importante e mais difícil para o missionário é sintonizar a alma com o trabalho do Mestre. Sinto que não progredi muito, e que esse pecado deve humilhar-me profundamente na presença de Deus. 

    Entro, pois no segundo ano com meu alvo definido, e a decisão de ter maior cuidado com minha vida interior, procurando a santidade e a inteira consagração a Cristo. Cada pecado, cada indulgência pecaminosa não é apenas um golpe contra minha própria alma, mas tende a destruir imediatamente meu sucesso e utilidade. Anoto-o como um alerta e promessa solene a ser mantida sempre a vista durante meu segundo ano de trabalhos missionários. 

(Fonte: Diário de Simonton, 1852-1867)

Negrito inserido no texto pelo blog.

Categorias: Missiologia, Reflexões | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe seu comentário ou sua pergunta / resposta

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.