A teologia do povão…

quem ganhará

     A teologia não é um arte praticada apenas pelos teólogos renomados, a teologia pode ser praticada também pelo povão! Entretanto, quais são os fundamentos do teólogo renomado? Quais são os fundamentos da teologia do povão? Espera-se que o teólogo sério, respeitado, fundamente sua teologia nas Escrituras, na boa hermenêutica, na boa teologia bíblica, e numa ótima teologia sistemática. E o povão? O povão, na maioria das vezes, produz a teologia do “EU ACHO” e do “EU PENSO QUE É ASSIM”. Quando digo “povão”, não estou me referindo as pessoas simples, que leem as Sagradas Escrituras e podem ter suas mentes iluminadas pelo Espírito Santo na compreensão das Sagradas Letras. Por povão, quero dizer sobre as pessoas que não observam, não leem as Escrituras, porém,  mesmo assim, produzem e reproduzem teologia…

     Um bom exemplo, é a figura acima, com o título em espanhol que diz: “QUEM GANHARÁ”? Caso a pessoa ache que é o Senhor Jesus, deve dar um clique em “like”, caso ache que é o diabo, deve “ignorar” e não clicar em nada! Para meu espanto, o like da figura teológica já tem quase “4 MILHÕES” de cliques! O diabo tem “ZERO”, pois não podemos saber quem ignorou a figura. Agora, pergunto-lhes: “O que a Bíblia fala a respeito deste assunto?” Há uma luta entre o Senhor Jesus e o diabo? Haverá um vencedor? Quando haverá um vencedor?

     A figura ilustrativa é o exemplo perfeito da “teologia do povão” pois ela ensina o dualismo, ou seja, “UM DEUS DO BEM E UM DEUS DO MAL” que lutam para vencer, porém, sem uma certeza do vencedor…Deixando o “que achamos” e olhando para a Bíblia, encontramos apenas “UM DEUS” Senhor de tudo, Senhor de todos, inclusive do próprio Satanás! Que ordenou e limitou Satanás no livro de Jó ( Jó 1.11,12). Pode Satanás fazer o que queria, ou teve que obedecer as ordens do DEUS SOBERANO? No novo testamento encontramos cerca de 6.000 demônios adorando o SENHOR JESUS, o Deus Emanuel ( Marcos 5.6). É notável que neste texto, os “MILHARES” de demônios não tem poder para “LUTAR” com Jesus, mas, apenas para adorá-lo. Irônico também é que eles pedem “por favor” para que Jesus não os mande para fora da província, e sim para os porcos! Se existe uma luta, por que eles imploram para Jesus? Já nas cartas, como a de Colossenses, encontramos o apóstolo Paulo mencionando que até mesmo os demônios foram criados por meio dEle e para Ele (Colossenses 1.16).

     Certamente o maior argumento bíblico para não concordar com a figura, seja o fato bíblico de que DEUS é o criador, porém Satanás é criatura! Como uma criatura poderia lutar com o próprio Criador? Teria ele (Satanás) poder para igualar e lutar com o próprio criador? Claro que não! A luta de Satanás não é com Jesus, o Deus Filho, muito menos com Deus Pai, mas conosco… (Efésios 6.12). O resumo é: CUIDADO com a “TEOLOGIA DO POVÃO“, leiamos a Bíblia!

     SOLI DEO GLORIA

     E.P.P

Anúncios
Categorias: Apologética, Estudos, Reflexões | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe seu comentário ou sua pergunta / resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.