O homem rouba a glória de Deus!

     O homem não rouba apenas carro, jóias e dinheiro, o homem muitas vezes rouba a própria glória de Deus! Mas quando isso acontece? Acontece quando ensinamos algo que distorce o que o próprio Deus fala a nosso respeito. Infelizmente esta infeliz verdade não é algo isolado, mas está se tornando algo frequente em nossos dias.

     Vamos pensar na salvação do homem, quem faz este trabalho? O homem tem alguma participação na salvação ou todo mérito, honra e glória pertencem ao Senhor? Muitos irão dizer que sim, pois é claro que o homem tem que aceitar ser salvo, assim pensam várias pessoas, mesmo que não tenham encontrado base bíblica para provar.

     E se o homem não pode fazer nada para ser salvo? Não estaríamos roubando a glória de Deus, quando afirmamos o contrário? Não estaríamos fazendo Deus mentiroso? Não estaríamos achando que a salvação é por nossos próprios méritos? Minha convicção é que SIM, o homem rouba a glória de Deus, quando afirma que o homem tem participação na salvação! Vejamos alguns textos!

     Pensemos  no texto de Filipenses 1.6, que nos diz: ” Estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus”. Agora, seja sincero: Quem Paulo diz que começou a obra? Quem ele diz que é fiel para terminar? O homem? Pela fidelidade do homem? Claro que não!!! É bem óbvio que ele está falando que é Deus. Talvez você possa dizer: Mas o homem tem de querer ser salvo! Então observe o que o mesmo apóstolo Paulo diz em Romanos 3.11: ” Não há quem entenda, não há quem busque a Deus”. Claro que se o homem não busca e não entende, Deus é quem tem que começar e terminar a boa obra!

     Vamos pensar usando o Velho Testamento como base, será que o homem buscava a Deus por vontade própria? Veja o texto de Gênesis 12.1, que diz: ” Ora, disse o Senhor a Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei.” Pergunto a você: Foi Abraão quem procurou Deus? Foi Abraão quem desejou Deus? É bem claro que Deus começou a obra na vida de Abraão! E quem era Abraão, quando Deus o chamou de Ur dos Caldeus? Abraão era um idólatra e covarde! Nada mais do que isso, um pecador como todos os outros homens! Leia Josué 24.1-3, Gênesis 12.13, Romanos 3.23. Mas quem começou a trabalhar na vida dele, para que se tornasse o pai da fé? Claro que a obra e honra pertencem a Deus.

     Dizer que o homem tem algum mérito na salvação é roubar a glória de Deus, pois sendo mortos, jamais tomaríamos qualquer atitude  que nos aproximasse somente um metro de Deus, sempre ficaríamos distantes! Só passamos a buscá-los depois que ele mesmo nos chama. Isso é lindo, Deus nos amou primeiro! I João 4.10 – 4.19.

    Deus nos amou primeiro, por isso, começou e terminará sua obra em nós. Deus jamais deixa uma obra pela metade, ele é fiel construtor.

SOLI DEO GLORIA

Pr. Edson do Prado

Anúncios
Categorias: Reflexões | Tags: , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe seu comentário ou sua pergunta / resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.