Deus abate o soberbo!

     As vezes achamos que Satanás só nos tenta aparecendo como um bicho horrível, com rabo e um tridente nas mãos. Pensamos que ele fala com uma voz horrível e assustadora, tudo isso para provar que ele é mau. No entanto, engana-se aquele que pensa que ele aparece de forma assustadora em todas as suas tentações. Satanás é muito astuto e não é bobo, sabe que precisa tentar de forma que engane e não assuste os simplórios pecadores, que somos todos nós. (Romanos 3.23)

     Uma das maiores tentações é levar o homem a achar que as coisas espirituais são compreendidas pela própria capacidade humana, pela própria inteligência, como se entender as coisas de Deus dependesse da nosso próprio raciocínio humano. As igrejas estão lotadas de pessoas que muitas vezes acham que sabem mais do que as outras, acham que compreendem melhor as questões espirituais, pois acham que o Sr. Simples,  lá da roça, não é capaz de entender assim como o Sr. Intelectual, lá da cidade grande, que fez muitas faculdades e fala vários idiomas. Tanto é que muitos desprezam as pregações quando pessoas simples são chamadas para pregar. Ficam observando a falta dos “s”, enquanto esquecem da graça!

     É por isso que Deus abate o soberbo, é por isso que as Sagradas Escrituras esmigalham qualquer tipo de mérito humano em relação ao entendimento das coisas sagradas. A Bíblia aponta para o alto, aponta para Deus, como autor e consumador do próprio entendimento. Isso não depende da capacidade humana, caso contrário todos os cientistas seriam cristãos, todos os filósofos creriam em Cristo como Senhor e Salvador das suas vidas. Mas a maioria crê? Pare e pense…

     Deus abate o soberbo dizendo através do apóstolo Paulo: ” Não há quem entenda, não há quem busque a Deus”! (Romanos 3.11) – Perceba que as Escrituras deixam bem claro que não há quem entenda por si mesmo a Deus! Paulo sabia disso, pois ele mesmo não compreendeu Jesus, foi Jesus quem apareceu para ele no caminho de Damasco e perguntou por qual razão Paulo o estava perseguindo. Não foi o apóstolo Paulo, por seus estudos e reflexões que chegou ao entendimento de Jesus, mas sim, Deus quem escolheu revelar a Paulo sobre a sua graça. ( Gálatas 1.15-17)

     Note o que o mesmo apóstolo Paulo fala para os coríntios, povo considerado na época como o mais inteligente, mais sábio. Corinto ficava e fica na Grécia, berço da filosofia. Os gregos chegaram a construir um gigantesco templo para a deusa Atenas, que na concepção deles, era a deusa da sabedoria. Mas quem é realmente o Deus da sabedoria espiritual? O Deus de Israel ou Atenas? (I Coríntios 1.26-29)

     Para que ele deixasse claro que o homem não entende Deus por si só, escreveu aos gregos dizendo: ” Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação”. ( I Coríntios 1.21) – De quem é o mérito? Há algum mérito por nossa própria capacidade humana? Como podemos ser soberbos diante de tais afirmações? A honra e a glória pertencem a Deus, não a nossa soberba.

     Veja mais o que diz Paulo: ” Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as cousas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus”. (I Coríntios 2.10) – Percebeu quem Paulo diz que nos revela sabedoria? Nós mesmo ou o Espírito de Deus? Como podemos achar que por nós mesmos conhecemos uma vírgula das coisas celestiais? Quando achamos que é por nós mesmos, estamos nos deixando cair na tentação do sagaz Satanás que nos faz achar que somos capazes por si mesmos.

     A glória de Deus não pode ser roubada, a glória do Deus Espírito Santo não pode ser roubada, todo entendimento espiritual é gerado por ele. Somos incapazes de compreender sem a ação poderosa dele. Note o que o nosso Senhor Jesus nos falou no evangelho de João: ” Tenho muito ainda que vos dizer, mas vós não podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o tiver ouvido e vos anunciará as cousas que hão de vir.” ( João 16.12,13) – Quem Jesus diz que nos conduz a verdade? Nossa inteligência ou o Espírito Santo?

     Não roubemos a glória do Espírito Santo. Deus abate nossa soberba… Louve a Deus, pois foi ele quem nos  deu entendimento espiritual.

     SOLI DEO GLÓRIA

     Pr. Edson do Prado Padilha

About these ads
Categorias: Reflexões | Tags: , , | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 comentários sobre “Deus abate o soberbo!

  1. Rusana Raquel

    Não podemos receber coisa alguma se do céu não for concedido. Que possamos falar junto com João B. “É necessaria que ele cresce e nós diminuamos”.João 3:30

Deixe seu comentário ou sua pergunta / resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com. O tema Adventure Journal.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 161 outros seguidores